quinta-feira, 21 de junho de 2012

             

Exmos Senhores
Encarregados de Educação

Informo que a reunião de pais/encarregados de educação realizar-se-á, no dia 28 de junho, quinta-feira, às 17.30h, na EBI do Esteval, na sala 20, para tratar dos seguintes assuntos:
1-Informação da avaliação dos alunos referente ao 3º período letivo;
2- Entrega e assinatura dos registos de avaliação;
3- Outros Assuntos.

Com os melhores cumprimentos                                                                                                                   A professora
                                                                                                                                                                       Lisete Silva

domingo, 10 de junho de 2012

Estamos a finalizar o Ano Letivo e, neste percurso, propusemos atividades com o objetivo de valorizar o gosto pela aprendizagem e o sentido de esforço para alcançar melhores resultados, a importância da família na relação com a escola e vice-versa, bem como os benefícios da prática do desporto/dança para o desenvolvimento global e equilibrado dos nossos alunos.
 Para concretizar estes objetivos, no próximo dia 15 de Junho (sexta-feira), propomos a realização de uma festa de encerramento do ano letivo, com início previsto para as 16.30h. Esta atividade está integrada no Plano Anual de Atividades e consistirá numa apresentação de trabalhos, por parte dos alunos, bem como na entrega dos diplomas aos alunos finalistas do pré-escolar e do 1ºCEB.
Para finalizar, à semelhança das festas anteriores, gostaríamos de fazer um lanche, proporcionando assim um momento de partilha e convívio entre todos, para o qual solicitamos que cada aluno traga um doce.
Atendendo a que a festa decorrerá no exterior do edifício escolar, gostaríamos de lançar um desafio às famílias, ou seja, para se protegerem do sol, cada familiar traz um chapéu original, colocando a sua “criatividade em ação”, dando assim nome à nossa festa “Chapéus coloridos”.

As crianças irão apresentar uma dança e, para tal, será necessário que tragam vestuário que se assemelhe a um militar. Como, por exemplo, uma t´shirt branca, preferencialmente de manga cava, calças escuras (camuflada ou verdes/azuis/castanhas/pretas) e umas meias escuras para dar o efeito de bota.
 









O horário a cumprir será o duplo da tarde (das 13.30h às 18.30h), não havendo aulas no período da manhã.
Para os alunos que pretenderem almoçar na escola, o serviço de refeições decorrerá entre as 12.30h e as 13.30h.
Desde já agradeço a vossa colaboração.
No passado dia 8 de junho, sexta-feira, os alunos do 1ºCEB realizaram uma visita de estudo ao Museu da Água e ao Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa. Com esta atividade, as docentes pretendiam:
- Sensibilizar os alunos para a importância da água como recurso indispensável à vida;
- Proporcionar o contato com a diversidade cultural, possibilitando em simultâneo a sua valorização como também a reflexão sobre a sociedade e as suas mudanças;
- Contribuir para o desenvolvimento de atitudes de respeito pelo património histórico, sua conservação e valorização.
Todos nós sabemos que a água é a fonte da vida, porém, por maior que seja a sua importância, grande percentagem da população mundial continua a poluir os oceanos, os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para a permanência da vida no Planeta. Torna-se então urgente preservar e poupar este bem essencial…
Através desta visita de estudo, os alunos perceberam como, outrora, apesar do povo de Lisboa não viver o problema da poluição da água, tinham o problema da sua escassez. Foi necessária a construção do aqueduto, bem como dos reservatórios de água para resolver este grande problema que originou, muitas vezes, discussões entre a população. 
O rei D. João mandou então construir o aqueduto das Águas Livres, demorando cerca de 70 anos a ficar concluído. A água era conduzida de Sintra até à cidade de Lisboa através de galerias e pequenos aquedutos que ligavam ao aqueduto principal e depois seguia para o Reservatório da Mãe d´Água das Amoreiras, a partir do qual era distribuída pelas fontes e chafarizes. 
Muitas curiosidades se encontram no endereço http://www.servicoaguaslivres.com/ que poderão consultar.


           Aqueduto das Águas Livres                            Atividades realizadas no jardim



sexta-feira, 8 de junho de 2012

No dia 1 de junho, os nossos alunos assistiram a um concerto no Cinema Teatro Joaquim D´Álmeida. Tiveram a oportunidade de ver os diferentes instrumentos musicais que compõem uma orquestra e os seus diferentes sons. Foi uma atividade interativa, pois no final, todos os alunos presentes cantaram uma canção.





À tarde, as nossas crianças deliciaram-se com um lanche preparado pelas docentes, pela D. Joaquina e pelas mães da Carolina P. e do David C. Obrigada a todos os que contribuíram para mais um momento de convívio e partilha.

Os alunos participaram ainda nas atividades da semana de EVT, explorando as técnicas de sopro, de decalque de diferentes texturas e pintura, utilizando moldes.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Junta de Freguesia do Montijo convidou as escolas do 1º CEB e Pré-escolar do concelho a participarem na Exposição de trabalhos do Dia Mundial da Criança, subordinada ao tema “Festas Populares de São Pedro” e "Solidariedade". 
Os alunos da nossa escola participaram com a realização de alguns trabalhos, estando eles expostos na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva, no Montijo, durante o mês de junho. 

Convidamos os pais/família dos nossos alunos a visitar a Biblioteca para ver a exposição de trabalhos elaborados pelas crianças do pré-escolar, 1º, 3º e 4º anos da nossa escola, que desde já pretendemos partilhar através das seguintes fotografias: 

Informação

Renovação de matrícula e pedido de Ação Social Escolar


Exmo.(a) Sr. (a) Encarregado(a) de Educação
Informo que:
/ os documentos de renovação de matrícula deverão ser entregues na escola  até dia 8 de junho de 2012;
/ os encarregados de educação devem juntar fotocópia do seu documento de identificação e fotocópia do documento de identificação do aluno;
/ a renovação de matrícula só pode ser assinada pelo encarregado de educação;
/ Os pais podem corrigir qualquer informação que não esteja correta mas não podem alterar o encarregado de educação. Nesse caso, devem dirigir-se à secretaria do agrupamento para proceder à alteração;
/ O documento da CMM também é de preenchimento obrigatório, pois mesmo que não pretenda solicitar subsídio, será necessária a sua devolução com a informação relativa ao  serviço de refeições.
Pedidos de Ação Social Escolar:
j Os encarregados de educação que pretendam tratar da Ação Social Escolar, devem dirigir-se aos serviços administrativos do agrupamento (escola sede);
k Relativamente ao 1º CEB, os Encarregados de Educação devem entregar toda a documentação  necessária, bem como o boletim, diretamente na Divisão de Educação da CMM - antigo edifício da Junta de Freguesia de Montijo;
l Os encarregados de educação podem dirigir-se à secretaria a partir do dia 20 de junho, para que seja certificada a matrícula;
m A data limite de entrega dos documentos na CMM é o dia 13 de Julho.

 No dia 30 de maio, quarta-feira, decorreu, na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, o concurso de cálculo mental “Número Pirata”, no âmbito do projeto Matmaticar.Todos os alunos que participaram estão de parabéns, pois demonstraram empenho e dedicação nas atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.

O cálculo mental é caracterizado por Buys (2008) como “movimento rápido e flexível no mundo dos números”, é fundamental para o desenvolvimento de um bom sentido de número. A importância do cálculo mental está presente no Programa de Matemática do Ensino Básico. Beishuizen e Anghileri (1998) referem que se não existir prática de tarefas de cálculo mental que permitam a compreensão e posterior memorização de factos numéricos básicos, muitas crianças irão continuar a utilizar estratégias de contagem, sem evoluir para estratégias mais eficientes. Fosnot e Dolk (2001) referem ainda  que é a automatização destes factos e o desenvolvimento das relações numéricas que constituem a base para um cálculo eficiente e para um progressivo desenvolvimento do sentido de número.
Por este motivo, este é um projeto muito interessante e importante para os nossos alunos, pois para além de proporcionar o desenvolvimento do cálculo mental, valoriza o esforço e a dedicação de cada criança em relação à aprendizagem.
Parabéns ...
aos alunos que participaram no projeto, pelo seu empenhenho e sentido de responsabilidade...
aos docentes que dinamizaram este projeto...
aos pais que colaboraram e valorizaram este projeto.