domingo, 10 de junho de 2012

No passado dia 8 de junho, sexta-feira, os alunos do 1ºCEB realizaram uma visita de estudo ao Museu da Água e ao Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa. Com esta atividade, as docentes pretendiam:
- Sensibilizar os alunos para a importância da água como recurso indispensável à vida;
- Proporcionar o contato com a diversidade cultural, possibilitando em simultâneo a sua valorização como também a reflexão sobre a sociedade e as suas mudanças;
- Contribuir para o desenvolvimento de atitudes de respeito pelo património histórico, sua conservação e valorização.
Todos nós sabemos que a água é a fonte da vida, porém, por maior que seja a sua importância, grande percentagem da população mundial continua a poluir os oceanos, os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para a permanência da vida no Planeta. Torna-se então urgente preservar e poupar este bem essencial…
Através desta visita de estudo, os alunos perceberam como, outrora, apesar do povo de Lisboa não viver o problema da poluição da água, tinham o problema da sua escassez. Foi necessária a construção do aqueduto, bem como dos reservatórios de água para resolver este grande problema que originou, muitas vezes, discussões entre a população. 
O rei D. João mandou então construir o aqueduto das Águas Livres, demorando cerca de 70 anos a ficar concluído. A água era conduzida de Sintra até à cidade de Lisboa através de galerias e pequenos aquedutos que ligavam ao aqueduto principal e depois seguia para o Reservatório da Mãe d´Água das Amoreiras, a partir do qual era distribuída pelas fontes e chafarizes. 
Muitas curiosidades se encontram no endereço http://www.servicoaguaslivres.com/ que poderão consultar.


           Aqueduto das Águas Livres                            Atividades realizadas no jardim



Sem comentários:

Enviar um comentário